sexta-feira, 12 de março de 2010

História de Guaxupé. MG

IGREJA MATRIZ.



HISTÓRIA DE GUAXUPÉ

O nome Guaxupé deriva da fauna de seu território.
GUAXE - uma das espécies de pássaros nativos.
AXUPÉ - uma das espécies de abelha que constrói seu ninho no chão. O prefixo GUA (de guaxe) uniu-se ao sufixo XUPÉ (de axupé), Guaxupé. No brazão existente no Pavilhão Municipal, aparece uma frase latina, "APICE APTA APIS", que quer dizer: "A abelha pronta para atingir as alturas."

ADJETIVO PÁTRIO - Guaxupeano ou guaxupeense
FLOR SÍMBOLO - A flor símbolo de Guaxupé é a flor de maracujá.
SITUAÇÃO GEOGRÁFICA - Guaxupé encontra-se localizada no sudoeste geográfico e sul político de Minas Gerais.
LIMITES - O município de Guaxupé limita-se:
Ao norte - com o município de São Pedro da União;
Ao sul - com o município paulista de Tapiratiba;
A leste - confronta-se com os municípios de Juruaia (São Sebastião da Barra Mansa) e Muzambinho (São José da Boa Vista);
A oeste - limita-se com o município de Guaranésia (Santa Bárbara das Canoas).
ÁREA TERRITORIAL - Sua área é de 294km2.
ALTITUDE - Sual altitude média é de 830m.
DISTÂNCIAS - Guaxupé-Belo Horizonte, via Alfenas, 432km, via Passos, 464 km; Guaxupé-São Paulo, 301 km; Guaxupé-Rio de Janeiro, via Circuito das Águas, 560km; Guaxupé-Brasília, 850km (aproximadamente).

ASPECTOS FÍSICOS

RELEVO - Seu relevo é constituído por um planalto ondulado (morros) que integra o planalto do Rio Grande, sul de Minas, o qual por sua vez pertence ao Planalto Atlântico. Nele sobressai o "Morro Agudo" com 1.050 metros de altitude.
CLIMA - Os aspectos climáticos do município são do tipo tropical semi-úmido e com uma média de pluviosidade de 1.300 mm anuais e com um regime térmico médio de 23ºC.
VEGETAÇÃO - A paisagem vegetal predominante são os campos cultivados e de pastagens, onde entremeiam-se alguns bosques e capões de arbóreas, muitos com madeiras de lei.
SOLO - Areno-argiloso, predominantemente.
HIDROGRAFIA - O sistema hidrográfico do município é constituído por alguns ribeirões e pequenos riachos, sendo todos tributários do Rio Pardo, por conseqüência, integrantes da bacia do Rio Grande, onde se instalou todo o sistema de energia hidrográfica de Furnas.

ASPECTOS HUMANOS

ETNIA - O povo guaxupeano tem sua etnia idêntica às demais regiões do país, entretanto, foi mesclada com a vinda de imigrantes árabes, italianos, portugueses, espanhóis, etc., povos que deixaram sua marca no progresso de nosso município.
EFETIVO HUMANO - A população de Guaxupé hoje é estimada em 55 mil habitantes, dos quais apenas 17% habitam a zona rural.

GUAXUPÉ E SUA HISTÓRIA

Guaxupé teve suas origens nas viagens realizadas pelos bandeirantes em busca do ouro das Minas Gerais. Destacam-se, entre esses viajantes, Paulo Carneiro Bastos, que se instalou juntamente com sua família neste território, fundando em 1837 o Arraial, juntamente com Francisco Ribeiro do Valle, José Joaquim da Silva, Tenente Antônio Querubim de Resende e Alferes Mariano.

ALGUMAS DAS DATAS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DA CIDADE

1837 - É fundado o Arraial.
1837 - Foi celebrada a 1ª missa em Guaxupé.
1853 - O Arraial de Guaxupé é elevado para Distrito de Paz, fazendo parte da Jurisdição de São Sebastião do Paraíso (Guardinha).
1866 - Criava-se a Paróquia de Guaxupé.
1878 - No dia 12 de novembro, Guaxupé foi desanexada de São Sebastião do Paraíso e passou a integrar o município de Muzambinho/MG.
1881 - No dia 12 de maio de 1881, são libertados todos os escravos da região (portanto, 7 anos antes da Lei Áurea), em seção solene realizada na Câmara Municipal de Muzambinho, liderados pelo Cel. Manoel Joaquim Ribeiro do Valle (Barão de Guaxupé), com o apoio incondicional de todos os abolicionistas, principalmente os guaxupeanos. Aos 202 alforriados de Guaxupé foram dadas todas as condições para se manterem, tais como: terras, sementes, animais, etc.
1904 - Chegou a primeira locomotiva da Cia. Mogiana de Estrada de Ferro, inaugurando o ramal ferroviário.
1911 - No dia 30 de agosto, Guaxupé é elevada a categoria de Vila, desmembrando-se de Muzambinho.
1912 - Em 1º de junho, estabeleceu-se a Data Magna de Guaxupé, que transformou-se em Município, sendo o 1º mandatário o Cel. Antônio Costa Monteiro.
1916 - No dia 3 de fevereiro cria-se a Diocese de Guaxupé, mas esta somente instalou-se na qualidade de Bispado, no dia 28 de maio com a posse do Bispo Dom Antônio Augusto de Assis.
1921/1922 - Na passagem do ano, realizou-se em Guaxupé o Primeiro Jogo de Futebol Noturno do Brasil, no campo do antigo Seminário São Luiz Gonzaga, entre as equipes XV de Novembro (2) x Academia de Comércio (1).
1923 - No dia 15 de dezembro, funda-se a Liga Católica "Jesus Maria José", (uma das primeiras de Minas Gerais), sendo seu 1º presidente o Conde Ribeiro do Valle.
1926 - Fundava-se o Centro Espírita "Nova Era" pelo Cap. Antônio Quirino Peixoto e sua esposa D. Guilhermina Peixoto.
1928 - No dia 28 de maio foi realizada a primeira partida de futebol internacional de Minas Gerais entre a Associação de Guaxupé (2) X Peñarol do Uruguai (1).
1932 - No dia 4 de maio foi fundada a Loja Maçônica "Redenção Sul Mineira", sendo seu 1º presidente o Sr. José Henrique da Costa (Zé Pelintra).
1943 - Iniciam-se os trabalhos de demolição da antiga e a construção da nova Catedral de Guaxupé pelo bispo diocesano Dom Hugo Bressane de Araújo.
1952 - Realizada a 1ª Festa das Orquídeas de Nível Nacional.
1960 - Conclusão de todas as obras de construção da nova Catedral de Guaxupé e Consagração por Frei Dom Inácio João Dal Monte (4º Bispo de Guaxupé).
1990 - No dia 1º de junho é criada a Casa da Cultura, Espaço Cultural "Dr. José Ribeiro do Valle" (Dr. Juquita).

RELIGIÃO

Guaxupé tem sede de várias seitas religiosas. Destacamos o catolicismo, uma vez que é sede de Bispado e conta com um Seminário Menor.

ECONOMIA

As atividades econômicas de Guaxupé são muito diversificadas, das quais o homem guaxupeano tira seu sustento e contribui para o desenvolvimento do município, do Estado e do País, sendo as principais atividades e suas características:

Agricultura - A atividade agrícola é o forte da economia de Guaxupé. As mais de 200 propriedades rurais são a grande marca do Sistema Agrícola. O café é cultivado sob a forma de monocultura, mas os agricultores começam a diversificar suas produções com o plantio de vários cereais, frutas, hortaliças, etc. A produção do café foi, e é tão importante que, como conseqüência Guaxupé conta com uma imensa Cooperativa de Cafeicultores, que possui caráter regional e nacional.
Pecuária - Guaxupé engloba-se na área de gado bovino, suíno, eqüinos e galináceos.
Bovinos -O grupo "Olavo Barbosa", com sede em Guaxupé, além de possuir propriedades agrícolas no município, possui também no município de Tapiratiba-SP, um rebanho selecionado, onde produz 40 mil litros de leite tipo "A" por dia.
Suínos - Cada vez mais aumentam as "granjas" de criação de suínos, com cuidados especiais, através de uma criação intensiva e fiscalização.
Eqüinos - Guaxupé desponta no cenário nacional como produtor de cavalos de raça, com destaque para o Manga Larga.
Galináceos - Guaxupé têm várias "granjas" de criação de poedeiras e para o corte. As granjas abastecem Guaxupé e os grandes centros brasileiros.

INDÚSTRIA

Guaxupé sempre se destacou na agricultura e, graças ao empenho da Prefeitura, também está se destacando na atividade industrial, com a criação do parque industrial, gerando com isto muitos empregos. Atualmente, Guaxupé conta com inúmeras empresas de grande e médio porte e uma multinacional, além de 150 pequenas indústrias que atendem a vários setores.

COMÉRCIO

O comércio local é bastante diversificado e ativo com seus mais de 2.400 estabelecimentos, que atendem não só a cidade, como também as cidades vizinhas, conferindo-lhe o "status" de Cidade Centro Local.

FONTE - CIDADE DE GUAXUPÉ - M. CABEÇA PRODUÇÕES E MARKETING


Proibida qualquer reprodução, comercialização ou utilização não autorizada.

9 comentários:

  1. Ñ FALA NADA DE Q EU QUERIA

    ResponderExcluir
  2. tem que colocar o nº de habitentes !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que droga de matéria.
    Guaxupé teve 2 batalhas importantes(Revoluções de 1930 e 1932) e nada sobre elas escrito aqui, só algumas curiosidades.

    ResponderExcluir
  4. O Guaxupeano é conhecido por apesar de misturar várias raças não perder suas caraterísticas de humilde receptivel e carinhoso por isso me orgulho em dizer sou Guaxupeano.

    ResponderExcluir
  5. O Guaxupeano é conhecido por apesar de misturar várias raças não perder suas caraterísticas de humilde receptivel e carinhoso por isso me orgulho em dizer sou Guaxupeano.

    ResponderExcluir
  6. N fala nada q eu queria

    ResponderExcluir