sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CASA DA MARQUESA DE SANTOS OU CASARÃO DO ANASTÁCIO.

CASA DA MARQUESA DE SANTOS OU CASARÃO DO ANASTÁCIO
“Desvendando os mistérios sobre a belíssima edificação, abandonada, situada no alto do vale de Pirituba, nas proximidades da esquina da marginal Tietê com a Rodovia Anhangüera, que sempre a avistamos curiosos todas as vezes que viajamos pela Região.”
Hoje, a casa da Marquesa de Santos está toda depredada pela ação do tempo e pelos vândalos.
Impossível não deixar aqui meu apelo para que as autoridades do Estado de São Paulo tomem providências no sentido de preservarem esta propriedade, pois com ela está desaparecendo um pouco da história de Pirituba que não deixa de ser também a historia de São Paulo.
Esta lindíssima construção foi um dia sede da fazenda Anastácio, por volta do século XIX. Seu primeiro proprietário foi o Coronel Anastácio de Freitas Trancoso, membro do Governo Provisório de São Paulo, em 1823.
Em 9 de maio de 1856, a fazenda Anastácio foi comprada pelo Brigadeiro Tobias de Aguiar e sua esposa, a Marquesa de Santos, por Quinze contos de Réis. Com a morte do Brigadeiro Tobias, em 1857, a Marquesa de Santos tornou-se a única proprietária e manteve as terras até a morte, em 1867.
Herdeiros da Marquesa venderam parte das terras por onde passavam as linhas de transmissão de força elétrica para a Lith and Power, em 1913. O restante da Fazenda Anastácio foi vendido em 1917 à Companhia Armour do Brasil. A antiga casa da fazenda, em taipa de pilão, foi demolida posteriormente.
A atual edificação, um casarão seguindo influencias do chamado estilo Missões ou Hispânico, foi construída na década de 1920 para abrigar Club House do Frigorífico Armour do Brasil. Funcionou como hospedaria e local de lazer para os funcionários daquela empresa. No local, também, havia instalações para criação e treinamento de cavalos para saltos e corridas.
Estas atividades foram desenvolvidas até 1960 quando a área foi vendida à empresa Flora S.A. Administração e Comércio (antiga Recordati Indústria e Comercio S.A), proprietária até hoje. Sem uso, o casarão encontra-se em processo de deterioração. Da fazenda Anastácio, formou-se os bairros de Parque São Domingos, City América, 




Nenhum comentário:

Postar um comentário