segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Casa das Rosas.

Núcleo Educativo Casa das Rosas adicionou 6 novas fotos.
Hoje é aniversário de 123 anos da inauguração da Avenida Paulista.
Projetada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugenio de Lima e posteriormente loteada, a Paulista foi construída no alto do espigão, a 900 metros do nível do mar.
Para a época, ela era algo nunca visto: muito larga, com três vias separadas por magnólias e plátanos e com imensos lotes de cada lado. Foi a primeira via pública asfaltada e arborizada de São Paulo.
A primeira fase da Avenida Paulista foi de 1891 (sua inauguração) até 1937. Aos poucos, ela se transformou no centro de animação da cidade. Os ricos senhores do café, os grandes comerciantes e os chefes das indústrias construíram elegantes mansões nos lotes da avenida.
Lá, aconteceram corridas de charrete, de cabriolés e dos primeiros automóveis e os grandes carnavais dos anos 20 e 30.
Uma das transformações mais latentes dessa avenida foi a perda de mansões e palacetes, que ao longo do anos foram substituídos por enormes edifícios, estacionamentos, Shopping Centers, entre outras ocupações.
O escritório que mais fez projetos para a avenida foi o de Ramos de Azevedo, que construiu algumas das casas que caracterizaram as duas primeiras fases históricas da avenida - entre elas a Casa das Rosas - e também o Instituto Pasteur e o Colégio Rodrigues Alves.
No link: http://netleland.net/hsampa/mansoesPaulista/mansoes.htm há mais informações detalhadas sobre processos de tombamento, antigas mansões e fotos e recortes de jornal para quem tem curiosidade pelo assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário