sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A última casa da Avenida São João - XX
Quem passa hoje pela frenética Avenida São João, pensa que ela é de ponta a ponta uma via contínua de prédios e imóveis comerciais menores, de dois ou três andares. Entretanto, poucos percebem que nesta mesma avenida resiste uma bela sobrevivente do início do século 20, e que hoje pode ser chamada de: a última casa da Avenida São João
Localizada no número 1767 da São João, esta bela residência dos primeiros anos do século 20 foi lar até poucos anos atrás da Família Ferrara. Imigrantes italianos, os Ferrara viveram por gerações neste imóvel até que a casa foi desocupada.
Mais que uma simples residência, este imóvel é o símbolo único de um período áureo da Avenida São João que hoje não existe mais. De um total de 10 casas que existiam neste trecho desta via entre a rua Helvétia e a Alameda Glete apenas esta, a última delas, sobreviveu, as vizinhas viraram pó entre meados dos anos 50 e 60, quando foram abaixo para dar lugar ao Teatro das Nações (também já demolido) e ao prédio vizinho a casa.
Por incrível que pareça esta casa, e a Família Ferrara, são heróicos sobreviventes. Sobreviveram ao “boom” imobiliário dos anos 50 e 60 quando todas as demais casas foram abaixo, sobreviveram ao Elevado Costa e Silva, inaugurado em 1971, e por fim sobreviveram aos anos seguintes que levaram a esta região de Santa Cecília a uma profunda deterioração.
Voltando no tempo, nos anos 50, esta região era completamente diferente. As ruas eram animadas e ocupadas por famílias, jovens e crianças. Tanto este trecho da Avenida São João como a rua das Palmeiras ficavam cheias de pessoas que visitavam as inúmeras lojas da área, como a antiga Loja Clipper (hoje uma agência do banco Bradesco) ou a elegante Confeitaria Elite. Hoje nada disso existe mais.
Contudo, a Família Ferrara que por tantas e tantas décadas deu vida ao local não está mais lá. Os mais antigos moradores deste trecho da Avenida São João mudaram-se. A casa ficou para trás, como tantas outras casas cujas famílias se mudam em busca de outro lugar para viver. Isto é algo absolutamente normal, evidentemente.
A casa, entretanto, não é apenas uma residência, é um símbolo vivo de uma São Paulo encantadora que ficou para trás, também de uma Avenida São João ao mesmo tempo elegante e residencial que foi esfacelada pelo famigerado Minhocão que separou os dois lados da avenida, quase como um muro de Berlim suspenso por colunas.
Neste local hoje funciona uma hospedaria. Apesar de não ser mais uma residência, o imóvel está muito bem conservado na sua fachada e de maneira regular em seu interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário