domingo, 31 de agosto de 2014

Mercado Municipal de São Paulo



O escritório do arquiteto-engenheiro Francisco de Paula Ramos de Azevedo foi contratado pelo prefeito José Pires do Rio para elaborar o projeto do mercado municipal, inaugurado em 25 de janeiro de 1933.

Mercado Municipal de São Paulo


Mercado Municipal de São Paulo é um importante mercado público da cidade de São PauloBrasil. Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933 para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios. O mercado localiza-se no centro antigo de São Paulo, capital do estado homônimo brasileiro, sobre uma área ganha ao rio Tamanduateí, no bairro Mercado na antiga Várzea do Carmo.1

História[editar | editar código-fonte]

Visão da fachada externa.
O edifício, em estilo eclético, foi construído entre 1928 e 1933 pelo escritório do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, sendo o desenho das fachadas de Felisberto Ranzini. No interior, magníficos vitrais de Conrado Sorgenicht Filho mostram vários aspectos da produção de alimentos.
Um dos 72 vitrais do artista russoConrado Sorgenicht Filho, visão interna.
O entreposto foi totalmente reformado em 2004. A fachada foi recuperada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino, de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva, com diversos quiosques de comes e bebes. Graças à reforma, o Mercado é hoje um ponto de encontro dos paulistanos. Atualmente está sendo cogitada a construção de um estacionamento subterrâneo para facilitar o acesso dos visitantes, mas ainda não há data prevista para o início das obras.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons possui imagens e outras mídias sobre Mercado Municipal de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário