sábado, 28 de junho de 2014

SÃO PAULO HISTORICA!!!

SÃO PAULO ANTIGA.


artão postal do ainda belo Parque Dom Pedro II, cerca de 1965.
A imagem destaca em primeiro plano, a fonte, ainda existente, que faz parte do conjunto arquitetônico do Palácio das Industrias. Em segundo plano, parte do "skyline" paulistano, com o edifício Altino Arantes e a sede do Banco do Brasil, o edifício São Paulo.
O postal editado pela empresa Italbrás.



A Igreja de Santa Ifigênia, como é mais conhecida, ou Basílica de Nossa Senhora da Conceição e de Santa Ifigênia, está localizada na esquina da Rua Cásper Líbero com a Rua Santa Ifigênia, no bairro de mesmo nome .

A atual Igreja de Santa Ifigênia está construída no lugar de uma das mais antigas capelas da cidade, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída antes de 1720. Essa p... Ver mais



Panorama e Largo Santa Ifigênia, meados da década de 20. 

À esquerda, a esquina da a Rua Antônio de Godoy com a Rua Santa Ifigênia. Na esquina da Santa com a Ipiranga, o prédio com a cúpula é o Hotel Rex, demolido para a ampliação da avenida. ... Ver ma



Começando a semana com as cores do Anhangabaú, em 1964.

Temos em destaque, a famosa passagem apelidada de "Buraco do Adhemar". Do lado esquerdo, parte da fachada do edifício Conde de Prates e o edifício Matarazzo. O Viaduto do Chá no centro da imagem e o edifício Alexandre Mackenzie, sede da Light & Power Co. do lado direito. O prédio em segundo plano, também à direita é o Brasilar.




A Praça da Sé, por volta de 1965.

Do lado esquerdo, o Edifício Mendes Caldeira, que além de quebrar a estética urbana da Sé, teve vida curta, apenas 12 anos, foi implodido em 1975. Seu vizinho, o Palacete Santa Helena, que foi considerado um dos mais luxuosos teatro da cidade, também não foi perdoado e demolido alguns anos antes, em 1971, ambos para abertura da Estação Sé do metrô....Ver mais




Edifício dos Correios e Telégrafos (antigo Correio Geral) 
À esquerda, a Avenida São João onde se vê, ao fundo, a esquina com o Largo do Paiçandu. À direita (em 1.º plano), a Praça do Correio e o Monumento a Giuseppe Verdi. 
... Ver mais


 postal da década de 1910, editado e fotografado por F. Manzieri, mostra a Vila Adelaide; residência construída pelo engenheiro alemão e professor da Escola Politécnica Maximiliam E. Hehl e à qual deu o nome de sua esposa. 

No prédio que ganhou o apelido de Castelinho, as festividades costumavam ocorrer no teatro com palco e platéia de 80 lugares que a casa possuía. Situada na avenida Higienópolis, entre as ruas Sabará e Itacolomi, a Vila Adelaide se descaracterizou com o tempo. Depois de abrigar o Colégio Eduardo Prado, acabou demolida. Em seu lugar surgiu, em 1944, o Edifício Prudência, projetado pelo arquiteto Rino Levi e com paisagismo de Burle Marx, que lá permanece até hoje graças ao tombamento promovido pelo patrimônio histórico.

O engenheiro Maximiliam E. Hehl foi o que projetou a Catedral da Sé, a atual igreja da Consolação, o hospital Santa Catarina, o colégio de Santo Agostinho e a igreja do Carmo na Bela Vista. 





O "Anhangabaú Park" em seus tempos áureos.
A partir da esquerda, o Clube Comercial, o Martinelli, uma das torres do Palacete Prates, sede da Câmara / Prefeitura, e o Sampaio Moreira. Postal da década de 1930.


Caminhando por São Paulo.
Palacete no número 775 da rua Domingos de Morais, entre as ruas Machado de Assis e Joaquim Távora. Não encontrei nenhuma informação sobre ele: ano de construção, construtor, proprietário. 
Servia como uma das unidades do Instituto Embelleze, mas atualmente está disponível para construção. As recentes reformas, pinturas e demais "retoques", estão deixando o local detonado e descaracterizado. Temo por dias piores, pois a edificação não é tombada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário