domingo, 29 de junho de 2014

MUSEU DO IMIGRANTE!!!!



Museu do Imigrante.


Trabalhadores estrangeiros e familiares na estação da Hospedaria dos Imigrantes em São Paulo/SP. À esquerda, funcionários da Hospedaria encarregados de recepcioná-los e encaminhá-los a novos locais de trabalho. Aproximadamente década de 1930. 
Uma bela "imagem de imigrantes a bordo do trem, na época que vinham de outros países em navios até o porto de Santos, subiam a serra do mar pelos trilhos da SPR, até a Hospedaria dos Imigrantes na capital, onde eram cadastrados e recebiam algum tratamento. Depois via trem, eram levados pela Hospedaria para o trabalho em fazendas no interior, movimentando o ciclo do café, imigração e ferrovia, que alavancou o crescimento do Estado de São Paulo."



Uma foto muito bonita de um trem no cais do porto de Santos levando trabalhadores com destino à capital. A estação ferroviária de Santos foi a primeira da linha São Paulo Railway, que liga o litoral à capital, a ser construída. Este foi o ponto de partida da viagem terrestre de trabalhadores e suas famílias desembarcados em Santos. Década de 1930. 


m Julho em São Paulo teremos a 19ª Festa dos Imigrantes no Museu da Imigração. Vou todos os anos! É muito interessante e recomendo aos amigos. Danças, comidas típicas, passeio de trem são algumas das atividades do evento.


Imigrantes que chega de todo mundo.


Casa do Imigrante.


Uma foto interessante dos Migrantes respondendo o questionário do Livro de Matrícula. No Livro eram registradas informações como nome, idade, parentesco e profissão. Este formulário sofreu alterações durante o período de funcionamento da Hospedaria em São Paulo/SP. 


Uma bela foto de um Bonde elétrico que servia para transportar farinha em São Paulo/SP em 1905.




Uma linda foto de uma vista externa da plataforma de embarque da estação que funcionava anexa à Hospedaria dos Imigrantes em São Paulo/SP.
Os trabalhadores, após aceitarem uma proposta de trabalho oferecida na Agência Oficial de Colocação, recebiam uma “caderneta de contrato” que informava o nome do proprietário e da fazenda, além de uma indicação com o endereço para onde deveriam se encaminhar. Esta indicação garantia o direito à passagem e transporte de bagagens custeado pelo Estado. 




Uma foto muito interessante de Imigrantes japoneses preparando as bagagens para reembarque, na Estação da Hospedaria em São Paulo/SP.
A fim de evitar a ação de atravessadores, que pudessem desviar os trabalhadores de seus destinos, a Hospedaria designou “embarcadores” encarregados de acompanhá-los até o embarque nas estações ferroviárias.






Gostei muito dessa foto e do Relógio público da Praça da Sé em São Paulo/SP em 1952. Além dos carros antigos que aparecem na foto como um Ford Prefect(sic) e um Vauxhall. 


Uma foto interessante do cotidiano de uma senhora com um engradado e uma "bengala" como dizíamos por aqui em São Paulo/SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário