terça-feira, 24 de junho de 2014

Historia das alpargatas roda!!!!



IMAGENS - Velharia: "Alpargatas Roda"


Era um calçado popular feito de lona (pano parecido com os "jeans" atuais) e sola de corda (cizal), fabricado por Sao Paulo Alpargatas desde os primeiros anos do século passado. Existia nas cores azul, marrom e vermelho. Contrariando a propaganda, estava longe de ser confortável, mas fazia muito sucesso (principalmente no interior do país) nos anos 30 a 50 pelo seu preço barato. Nos anos 60 ainda era usada para trabalho na lavoura. Era quase impossível não encontrá-la nos armazéns e vendinhas da época. Em cada região tinha apelidos diferentes, carinhosos e esquisitos: "enxuga-poça"(encharcava-se todo, em contato com a água); "pé de cachorro"(?); "chinelo-de-ladrão"(silencioso, ao andar); "precata" e "pergata" (pronúncia popular do nome); etc. Em muitas famílias daquele tempo era a opção para a criançada ir à escola com os pés calçados. No final dos anos 50 a empresa lançou outro calçado também de preço popular: "Sete Vidas"(aqui). Nesse, a parte superior continuava de lona, mas a sola não era mais de corda e sim de borracha (precursor do tênis "Conga" ?). Foi uma grande melhora.




pargatas ou Alpercatas: Calçado fabricado com lona e solado de corda, originário dos países mediterrâneos, também conhecido como espadrille. Disponíveis em várias cores, as alpargatas foram depois também confeccionadas com solados de borracha. O artista plástico espanhol Pablo Picassocostumava usá-las muito e, no Brasil, foram produzidas pela São Paulo Alpargatas S.A. com o nome de Alpargatas Roda.

Babuche: Originária dos países árabes, as babuches ou babuchas são chinelos sem salto, geralmente de couro, adotadas por homens e mulheres. No Brasil, foram muito usadas nos anos 60 e 70 e voltaram ao cenário da moda a partir do início do ano 2000. As marroquinas são as mais conhecidas, podendo sem simples ou rebordadas com grande requinte. Em Marrakech, babuches em couro com o monograma da francesa Louis Vuitton, obviamente falsificadas, são vendidas nos mercados.




HISTÓRICO

1907

- O escocês Robert Fraser chega ao Brasil e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que dois anos mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. Começa a produção de Alpargatas Roda e Encerados Locomotiva, na fábrica da Mooca, em São Paulo.

ANOS 10
- As Alpargatas Roda fazem sucesso nas lavouras de café e impulsionam os negócios da Empresa, que coloca suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo. O talento dos brasileiros da Alpargatas permite enfrentar e superar dificuldades, como a falta de matéria-prima em função da Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola, que deixou metade dos funcionários enfermos.

ANOS 20
- Em 1922, a Empresa exibe seu talento na Exposição Internacional do Rio de Janeiro, com uma mostra completa de seus produtos. No final da década, a crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Nova York faz cessar a fabricação das Alpargatas Roda, um dos calçados mais acessíveis e populares do País.

ANOS 30
- A Empresa retoma a produção das Alpargatas Roda e lança os primeiros calçados de couro. Durante a Revolução de32, o talento da Empresa é convocado para prover os combatentes de mochilas, barracas e fardas.

ANOS 40
- A criação de um programa social pioneiro demonstra a preocupação da Empresa em preservar seus talentos. Esse programa incluía armazém de abastecimento, abono de Natal e o pagamento dos domingos e feriados não trabalhados, anos antes de tudo isso se tornar obrigatório. O Brasil entra na Segunda Grande Guerra: há escassez de alimentos e combustível, mas o talento dos brasileiros da Alpargatas permite à Empresa sustentar seu ritmo de crescimento e avançar.

ANOS 50
- Com o lançamento do tênis Conga e do modelo Bamba Basquete, a Alpargatas inaugura uma nova era em calçados no Brasil. O País vive dias de otimismo, e a Empresa lança ainda a lona Sempreviva. JK dá início à construção da nova capital, e os trabalhadores que erguem Brasília calçam Sete Vidas. Na Suécia, o talento de nossos craques permite ao Brasil conquistar pela primeira vez a Copa do Mundo de Futebol. As transmissões pioneiras dos jogos da Copa, pela Rádio Bandeirantes, têm o patrocínio da Alpargatas.

ANOS 60
- Mais uma mostra do talento brasileiro é lançada: as sandálias Havaianas, que de imediato fazem o maior sucesso. No Chile, o Brasil é bicampeão mundial de futebol. Os Beatles hipnotizam o planeta. Os hippies pregam paz e amor. E os brasileiros incorporam as Havaianas a seu dia-a-dia, criando um sucesso que cativa milhões de fãs.

ANOS 70
- Iniciativa de responsabilidade social pioneira, a campanha "Criança Calçada, Criança Sadia" é lançada pela Alpargatas. O talento do futebol brasileiro conquista o tricampeonato mundial de futebol no México. O Brasil vive o chamado Milagre Econômico e desperta a atenção do mundo. A Empresa lança o Kichute e a linha Topper, além de concretizar a aquisição da marca Rainha.

ANOS 80
- A Empresa mostra competência e talento não apenas para lançar produtos inovadores,mas também em sua gestão:promovido pela Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Jornal do Brasil,o Prêmio Mauá é concedido à Alpargatas por seu relacionamento com o mercado acionário.Na economia,o Brasil enfrenta altos e baixos e assiste à escalada da inflação.Apesar disso,a Empresa cresce e se desenvolve,sendo eleita a melhor do setor pela revista Exame.Em São Paulo,a área administrativa deixa o bairro da Mooca e vai para o Itaim Bibi.A Alpargatas encerra o processo de nacionalização de seu capital e lança a lona Night&Day.Novas fábricas são inauguradas em Campina Grande e Santa Rita,na Paraíba.

ANOS 90
- A Empresa lança as Havaianas Top e as marcas internacionais Mizuno e Timberland no mercado brasileiro. Mais uma fábrica é inaugurada na Região Nordeste, em João Pessoa (PB). O Plano Real dá fim à hiperinflação e coloca o País na rota da estabilidade econômica. Nos EUA, o talento de nossos craques conquista mais uma Copa para o Brasil, a quarta. As vendas de Havaianas batem recorde: 100 milhões de pares comercializados.

SÉCULO 21
- Considerada uma das marcas mais importantes do século 20, as Havaianas conquistam vitrines do mundo todo. Lançamento das tecnologias System 3000, para Rainha, e Dynatech Visible, para Topper. A Camargo Corrêa torna-se o principal acionista da Alpargatas, que adere ao Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBovespa. Fundação do Instituto Alpargatas de Responsabilidade Social. A Alpargatas foi eleita em 2007 a empresa do ano por Maiores e Melhores da revista Exame. Para consolidar mais a presença da Alpargatas no mercado de sandálias, foi realizada a aquisição da Companhia Brasileira de Sandálias, detentora da marca Dupé. Para internacionalizar ainda mais a marca Havaianas, e transformar Topper em um ativo global, a Alpargatas adquire participação relevante no capital da Alpargatas Argentina e abre operações próprias nos Estados Unidos e na Europa.






















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