quarta-feira, 9 de julho de 2014

NOVE DE JULHO DE 1932,

Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo

Monumento a Ibrahim Nobre.
Ali em frente ao obelisco, meio escondida no Parque do Ibirapuera, está a estátua a Ibrahim de Almeida Nobre (1888-1970) o "Tribuno da Revolução de 1932".



"Fala! É preciso que fales
De tudo, de Fernão Salles,
De Cunha, Túnel e Buri,
De Eleutério e da Pedreira,
Do soldado da trincheira
Que só falava de ti."



BRANDIRAM ACHAS E EMPURRARAM QUILHAS 
VERGANDO A VERTICAL DE TORDESILHAS 
(Guilherme de Almeida)

PAULISTAS,
É no teu solo, em borbotões de sangue
que a fronte erguem destemidos bravos,
gritando altivos, ao quebrar dos ferros:
Antes a morte que um viver de escravos!






SUSTENTAE O FOGO QUE A VICTORIA É NOSSA!



Estação ferroviária de Sorocaba foi inagurada em 10 de julho de 1875 pela Estrada de Ferro Sorocabana. Até 1876 era o ponto inicial da linha tronco entre São Paulo e Sorocaba. Com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Votorantim em 19061 a estação passa a servir como terminal de baldeação entre as duas ferrovias. Em 1929 sofre uma grande reforma que amplia o prédio da estação, que se tornaria um dos maiores da Sorocabana. Na década de 1940 ocorre a eletrificação da linha tronco e a estação passa a receber trens elétricos.
Após a incorporação da Sorocabana pela Fepasa em 1971 a estação passa por pequenas reformas. Com o fim da Fepasa em1998, sua malha ferroviária é concedida à inciativa privada. A concessionária Ferroban assume a operação das linhas e da estação e prosssegue com a operação dos trens de passageiros na linha tronco (Júlio Prestes - Presidente Epitácio) até 16 de janeiro de 1999. O último trem de passageiros (Bandeirante Apiaí, serviço criado em 19972 ) partiu da estação em 15 de marçode 2001 rumo à cidade de Apiaí. 

Mosteiro de São Bento localiza-se no Largo de São Bento, no Centro da cidade de São Paulo, no Brasil. É um dos edifícios históricos mais importantes da cidade.Forma um conjunto com a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Colégio de São Bento e a Faculdade de São Bento. Os monges aí vivem em oração, estando sempre de prontidão para receber todos os hóspedes e visitantes, acolhendo ainda os que vêm à vida de oração, retiro, ou os que procuram orientação espiritual ou confissão. A Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção (elevada a esta dignidade em 14 de junho de 1922) possui o coro para o ofício divino em rito monástico rezado diariamente pelos monges e a missa em rito romano, ambos com canto gregoriano.
O titular do mosteiro é dom abade Mathias Tolentino Braga, que, em maio de 2007, hospedou o papa Bento XVI em sua primeiravisita ao Brasil.





Casa das Rosas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa das Rosas
CasaDasRosas.jpg
AutorFrancisco de Paula Ramos de Azevedo
Data da construção1935
Estilo arquitetônicoEclético
CidadeSão Paulo, SP
Tombamento1985
ÓrgãoCONDEPHAAT
Casa das Rosas é um imóvel localizado na Avenida Paulista em São Paulo.
Localizado no número 37 da Avenida Paulista (no Paraíso), o casarão foi projetado pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo pouco antes de sua morte, tendo a construção terminada em 1935. A casa abrigaria a residência de uma de suas filhas, Lúcia Azevedo Dias de Castro, casada com Ernesto Dias de Castro.1 2 O imóvel foi habitado até 1986, quando sofreudesapropriação pelo governo do estado de São Paulo.
Casa das Rosas
Em 1991 foi então inaugurado um espaço cultural batizado de "Casa das Rosas". Recebeu esse nome pois possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. A partir de 2004, a Casa se tornou o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e passou a ser administrada pelo professor e poeta Frederico Barbosa.
A Casa recebeu a doação do acervo completo de livros e também alguns objetos pessoais do poeta Haroldo de Campos. Esse material está sendo classificado e catalogado para ficar disponível ao público. O espaço ainda oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura.
Menina brincando no jardim com a Casa das Rosas ao fundo
A Casa abriga também a primeira biblioteca do país especializada em poesia e também uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário