quarta-feira, 2 de julho de 2014

GUARULHOS SP

Parabéns Guarulhos pelos seus 453 anos

Na fotografia, a tradicional Rua D.Pedro II em setembro de 1975. Ao fundo, a Igreja Matriz.


Gesso Mossoró - Guarulhos 

Nesta imagem exclusiva, enviada para nós pelo antigo proprietário da empresa (demolida em 2012), uma vista aérea das regiões de Vila Augusta (parte superior da foto) e Vila Antonieta (parte inferior, onde encontra-se a fábrica), em fotografia de 1987




Parabéns Guarulhos pelos seus 453 anos!

Hoje, 8 de dezembro, é aniversário da Cidade de Guarulhos. O São Paulo Antiga parabeniza o município e seus moradores. Na foto, a antiga sede da câmara municipal no final da década de 70.




Guarulhos - Início do século 20

Na imagem a antiga sede da Prefeitura de Guarulhos, hoje parcialmente descaracterizada, mas que ainda funciona como um imóvel público.




Paróquia Maronita São Charbel, Guarulhos - SP



Guarulhos - Vista rua D. Pedro II, com destaque para a Igreja da Matriz no centro da fotografia, em 1923.
Autor desconhecido
 — em Guarulhos.


Estação Ferroviária de Guarulhos 

Na fotografia, de fevereiro de 1915, o Trem da Cantareira está parado em uma Guarulhos pacata e completamente diferente dos dias atuais.




Capela Nossa Senhora Stella Maris - Guarulhos Guarulhos é um município brasileiro do estado de São Paulo. É a segunda cidade mais populosa do estado, a 13ª mais populosa do Brasil e a 53ª mais populosa do continente americano. Pertence à Região Metropolitana de São Paulo.
É a cidade não capital mais populosa do Brasil, além de deter o 2º maior PIB do estado de São Paulo e o 8º maior do país.8
Segundo algumas fontes, o nome da cidade decorre da denominação dos indígenas que habitavam a região, o aldeamento dos Índios guaru, da tribo dos guaianases, que integravam a nação tupi. Guaru significa "índio barrigudo" ou "peixe barrigudo". Porém, estudos recentes indicam que os índios que habitavam a região na época da fundação da cidade eram os "maromomi" do tronco etnolinguístico "macro-jê".

História[editar | editar código-fonte]

Guarulhos foi fundada em 8 de dezembro de 1560, pelo Padre jesuíta Manuel de Paiva, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição. Sua origem está ligada à de cinco outros povoamentos que tinham como principal objetivo defender o povoado de São Paulo de Piratininga contra um possível ataque dos Tamoios.
Na mesma época de sua fundação, nascia também com o mesmo propósito,a vila de São Miguel, hoje Bairro de São Miguel Paulista.
Em 1880, Guarulhos se emancipou de São Paulo, com o nome de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos. O nome atual só foi adotado após a promulgação da Lei nº 1.021, de 6 de novembro de 1906.
O início do século XX foi marcado pela chegada da ferrovia e da energia elétrica (Light & Power), pelos pedidos para instalação da rede telefônica, licenças para implantação de indústrias, de atividades comerciais e pelos serviços de transporte de passageiros.
A década de 1930 foi marcada pelos atos de Intervenção Federal, Constituição da Junta Governativa de Guarulhos e pelo Movimento Constitucionalista. (Reflexos da Revolução de 30 - fim da República).
Em 1940 foi inaugurada a Biblioteca Pública Municipal, em 1941 o primeiro Centro de Saúde da cidade e dez anos após inaugurou-se a Santa Casa de Misericórdia de Guarulhos. E nessa década chegaram ao Município indústrias do setor elétrico, metalúrgico, plástico, alimentício, além das de borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couros.
Em 1945 a Base Aérea de São Paulo (BASP) foi transferida do Campo de Marte, em São Paulo, para o bairro de Cumbica.
Em 1958 foi constituída a associação de rotarianos da cidade.
Em 1963 foi fundada a Associação Comercial e Industrial de Guarulhos, hoje, Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).
Em 1985 foi inaugurado o aeroporto de Cumbica, hoje denominado "Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos Governador André Franco Montoro".



Nenhum comentário:

Postar um comentário